top of page

PARASITOLÓGICO DE FEZES

O exame parasitológico é uma análise laboratorial realizada com amostras de fezes cujo objetivo é principalmente diagnosticar parasitas intestinais baseando-se em vários métodos de análise que permite isolar e identificar ovos, larvas e cistos de parasitas que afetam o intestino.


Quando seu médico solicita o exame PPF (Protoparasitológico de Fezes ), assim também conhecido, há alguma suspeita de parasitose, em caso de “Check-Up” ou até mesmo, antes de se iniciar uso de algumas medicações que reduzem a imunidade como corticoides na prevenção e descartar qualquer infecção que possa ser complicada pelo medicamento.

Em casos de Medicina Ocupacional (Médicos do Trabalho), trabalhadores que lidam com alimentos e ou preparo destes para fins comerciais também realizam esse exame para obter sua licença, mesmo assintomáticos. Além disso, o exame pode ser solicitado para determinar a consistência das fezes, presença de sangue leucócitos, proteínas e auxiliar no entendimento do médico, as razões de dores e incômodos no sistema digestório ou até alertar possíveis tumores ou males intestinais.

Para realizar o exame, o paciente deve retirar o frasco específico no laboratório, não usar potes ou material de alumínio reaproveitado, ou seja, que foram utilizados para outros fins alimentícios e ou cosméticos , mesmo limpos pois, podem conter conservantes e corantes que interferem na metodologia do exame.

A amostra pode ser obtida de qualquer evacuação, não podendo ser coletada diretamente do vaso sanitário.


Para facilitar a coleta, pode se utilizar do artifício do uso de um saco plástico limpo sem tinta, limpo abaixo do assento do vaso sanitário, coletar a amostra com uma espátula e posteriormente descartar o restante no vaso.

O contato das fezes com urina contamina a amostra, devendo ser descartada.

Se as fezes apresentar muco, pus ou sangue, pegar parte desse material junto às fezes.

Por vezes, é solicitado três amostras, o que amplia a possibilidade de se encontrar parasitas pois, existe um ciclo evolutivo em certos vermes que por vezes passam por fases como em casos se apresentam em forma de ovos, cistos e larvas ou verme adulto, daí a importância de se coletar em dias diferentes e alternados.

As fezes podem ser armazenadas dentro do frasco próprio na geladeira (nunca congelador) e ser entregue ao laboratório no máximo em 24 horas após coleta.

Comentários


bottom of page