top of page

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE JEJUM PARA EXAMES

Uma das perguntas mais frequentes que se realiza no Laboratório Biosalli é:


PRECISO FICAR 12 HORAS EM JEJUM PARA TODOS OS EXAMES?


A resposta para essa indagação deve ser avaliada criteriosamente pela solicitação médica, e na maioria dos casos, a resposta é:


Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.


Para as demais categorias de exames, permanecem as mesmas recomendações: 3, 4 ou 8 horas sem ingerir alimentos, sendo liberado o consumo de água com moderação. Vale lembrar também que nunca se deve ultrapassar 14 horas de jejum.



Em uma publicação referência da área Laboratorial, o médico Nairo Sumita (assessor médico da área de bioquímica clínica referência em medicina e saúde), explica que o período clássico de 12 horas foi baseado no tempo máximo que uma pessoa normalmente levaria para metabolizar todo o alimento ingerido na última refeição.


Os valores de referência dos exames foram estabelecidos com base em um grupo de pessoas nesse estado de jejum. Mas, como cada pessoa tem um metabolismo diferente, atualmente a maioria dos exames pede 4 horas de jejum.


“Entendemos que, em média, uma pessoa já metabolizou grande parte do alimento ingerido nesse período”, diz Nairo1.


A maioria dos exames de rotina podem ser realizados com jejum entre 4 e 8 horas, como é o caso do hemograma, creatinina, ácido úrico, T4 Livre, T4 e T3.


Porém, como sempre devemos avaliar a solicitação médica, existem casos em que o clínico pode solicitar coleta pós-prandial, ou seja, 2 horas após as refeições (comum em análises de glicose quando se quer avaliar o nível de glicose após alimentação para controle de níveis de GLICOSE).



Ressaltamos que para a dosagem de glicose, em solicitações onde não há a informação médica, vale a orientação de jejum mínimo de 8 horas e máximo 12 horas, também incluímos nessa rotina, dosagem de perfil lipídico (Colesterol total e triglicérides).


Quando há um tempo muito grande de jejum (acima de 14 horas por exemplo), não se recomenda a coleta porque o organismo nesse período, acaba usando sua reserva e começa a queimar gordura, proteína e energia, portanto, alterando os parâmetros laboratoriais.


Um fato relevante, porém, muitas vezes não considerado na hora da orientação ao paciente, é alertar que se deve evitar exercícios físicos em casos, até por 24 horas antes e por pelo menos 72 horas não fazer uso de bebida alcóolica.


Fonte: 1-Desmistificando o jejum | Revista Fleury Ed. 27

bottom of page